Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FEB NA ITÁLIA 75 ANOS

FEB NA ITÁLIA 75 ANOS

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 12h27 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 11h53 | Acessos: 3471

IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL (IX SENAB – 2ª GM)

Tema: Jubileu 75 anos da FEB na Itália

Principal Programação Localização e acessos Orientações Inscrição

Principal[topo]

1. ANTECEDENTES HISTÓRICOS[topo]

a. Em setembro de 2019, rememoram-se os 80 anos do início da 2ª GM (invasão das tropas alemãs ao território polonês). Entre os anos de 1940 e 1942, várias ações de guerra alemãs ocorreram no litoral brasileiro, gerando a declaração do estado de beligerância, por parte do Brasil, em agosto de 1942. Em 1943, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

b. A entrada efetiva do Brasil na 2ª GM pode ser caracterizada pelo (a):

  • desembarque do 1º escalão em Nápoles, na Itália;
  • batismo de fogo do Destacamento FEB (6º RI - 1º Esc), no Vale do Rio Serchio;
  • 1ª missão operacional (construção de duas pontes sobre um afluente do rio Arno);
  • 1º tiro da Artilharia Brasileira do Monte Bastione contra as forças inimigas localizadas em Massarosa; e
  • libertação das vilas italianas de Quiesa, Massarosa, Camaiore, Borgo a Mozano, Barga, Formaci e Sommocolonia.

 

c. Com a chegada do 2º Escalão (1º RI) e do 3º Escalão (11º RI), a frente de combate mudou do vale do Rio Serchio para os Apeninos, onde a FEB, com seu efetivo completo, se notabilizou com as conquistas de Monte Castello, Castelnuovo, Montese e Zocca. Sua atuação foi encerrada com o cerco de Collecchio e Fornovo di Taro e a rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, em 29 de abril de 1945.

d. A significativa participação do Brasil, nesse que foi o maior conflito bélico da humanidade, envolvendo nações de cinco continentes, impôs ao Exército Brasileiro o dever de divulgar e preservar a atuação da FEB.

e. Com esse propósito, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) organizou, anualmente, desde 2012, “Seminários Nacionais sobre a Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (SENAB - 2ª GM). No ano de 2020 conduzirá em Roma, no Vale do Serchio, nos Apeninos, em Montese e em Fornovo di Taro/Itália, o IX SENAB – 2ª GM, com o tema: "Jubileu 75 Anos da FEB na Itália".

2. OBJETIVOS[topo]

a. Dar continuidade às celebrações sobre as vitórias da FEB na campanha da Itália, realizando eventos que permitirão a participação de historiadores e simpatizantes da causa Febiana visitem os principais sítios históricos da FEB na Itália no seu Jubileu 75 anos.

b. Estimular, na sociedade italiana e brasileira, o conhecimento e o culto aos heróis da FEB (Libertadores).

c. Reunir historiadores, pesquisadores, preservadores de viaturas militares antigas, colecionadores de miniaturas temáticas da 2ª GM, artistas plásticos, colecionadores de heráldica e medalhística, professores e estudantes de diferentes universidades, entidades culturais militares e civis, “pracinhas”, seus familiares e simpatizantes da preservação da memória da FEB, a fim de promover o estudo e a divulgação da participação do Brasil na 2ª GM (1942-45).

d. Produzir adequado acervo histórico e cultural por meio de apresentação de palestras, comunicações, artigos científicos, alocuções e registro cine fotográfico.

3. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO[topo]

a. O Seminário insere-se no contexto da preservação e difusão da memória histórica da FEB na 2ª GM, sendo constituído por alocuções previamente agendadas com a participação direta de pesquisadores do CEPHiMEx e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), de professores historiadores da AMAN, da EsPCEx, dos Colégio Militares, das Universidades Federais e Estaduais Brasileiras e por sessões de comunicações (20 minutos cada), abertas a pesquisadores do tema, a docentes e discentes universitários e ao público em geral, com inscrição pela internet (www.dphcex.eb.mil.br).

b. As despesas com viagem, hospedagem, alimentação e deslocamentos ficarão a cargo dos participantes inscritos.

c. Período de 21 a 27 de abril de 2020.

d. Locais: Roma, sítios históricos no Vale do Serchio, nos Apeninos, em Montese e em Fornovo di Taro/Itália.

e. Uniformes e trajes

  • Militares da ativa (em situação de representação): Túnica VO (5º B1), camisa beje - jaqueta (8º B1), e camuflado (9º B2).
  • Militares da reserva e civis: Passeio Completo e uniforme histórico da FEB.

Programação[topo]

Baixe a programação completa clicando aqui.

 

Observações: passível de alterações por imposição superior.

  1. Este roteiro tem conteúdo histórico e trata-se de um evento turístico-militar.

  2. Serão visitadas localidades de pequeno porte, com pouco apoio de hospedagem e alimentação; para tanto, far-se-ão necessárias reservas antecipadas.

  3. Os deslocamentos, as refeições e os pernoites são por conta dos interessados, seguindo calendário e coordenadas fornecidos pela Comissão Organizadora.

  4. Os horários serão rígidos, com pouco tempo livre, não comportando atrasos; em princípio, o café da manhã deverá ocorrer, das 07:00 às 08:00 (início dos deslocamentos) e previsão de término de jornadas, 18:00/19:00.

  5. Como o evento é itinerante, com trocas de hotéis, recomenda-se levar o estritamente necessário, restringindo o volume e o peso de bagagens.

  6. Haverá pequenos deslocamentos à pé, com pisos irregulares, em aclives e sujeitos a intempéries.

  7. O evento não é aconselhável para pessoas com dificuldade de locomoção, restrições alimentares e que façam uso de medicamentos controlados, bem como crianças menores de 12 anos e pessoas idosas com dificuldade de visão e audição.

  8. O acesso para a abertura do IX SENAB - 2ª GM na Embaixada do Brasil na Itália, para as comemorações do Dia do Exército em 21 ABR2020 e para a palestra do dia 25 ABR no auditório do Museu de Montese será feito por meio de apresentação da credencial do evento, recebida da Comissão Organizadora por intermédio de inscrição antecipada pela internet (dphcex.eb.mil.br).

  9. O conteúdo acadêmico do seminário será obtido por meio de comunicações e alocuções previamente agendadas por historiadores inscritos pela internet e selecionados pela Comissão Organizadora.

  10. Haverá giro de horizontes nos locais mais significativos, visando à ambientação e ao melhor entendimento dos fatos históricos ocorridos nas proximidades. (Giro de horizonte - procedimento em que a assistência se posiciona em um ponto elevado do terreno e um apresentador identifica os pontos principais de valor militar, enunciando-os do próximo para o afastado e da esquerda para a direita, podendo usar o processo do relógio, identificando-os pelas horas).

  11. O uso de uniformes históricos está liberado, desde que esteja dentro dos padrões da FEB.

  12. A empresa parceira para o evento é a FOCUS events & Tours - www.focusevents.tur.br e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. +55(21) 3587-1170 ou 99919-6957. Esta, em seu pacote, providenciará os deslocamentos, as reservas de hotéis e as refeições mencionadas no contrato de adesão. Outras empresas, se for o caso, poderão aderir, por iniciativa e riscos próprios. Neste caso, seus passageiros, que desejarem participar do IX SENAB - 2ª GM, deverão efetuar a inscrição clicando aqui.

Localização e acessos[topo]

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS[topo]

a. Temas a serem abordados nas alocuções:[topo]

  1. Monumento Votivo Militar Brasileiro - Pistóia
  2. Depósito de Pessoal - Staffoli
  3. Primeira Missão Operacional – Ponte em Montecalvoli e S. Maria a Monte
  4. Acampamento da FEB – Ternuta de San Rossore
  5. Alojamento do 1º Grupo de Caça - Pisa
  6. Primeiro Tiro da FEB – Monte Bastione
  7. Posto de Comando Avançado da FEB - Quiesa
  8. Ocupação de Massarosa
  9. Conquista de Camaiore e Captura de Monte Prano
  10. Linha Gótica – Borgo a Mozano
  11. Ponte Madalena e a FEB
  12. Posto de Comando da FEB – Porreta Terme
  13. Ponte de Silla (passagem)
  14. Posto de Observação de Gagio Montano (Sasso di Rocca)
  15. Combates em Iola
  16. Morte do Frei Orlando - Bombiana
  17. Conquista de Monte Castello
  18. Os 17 de Abataia – Cap João Tarcísio Bueno
  19. O Rei das Patrulhas – Sgt Max Wolf Filho
  20. Conquista de Montese - Aspirante Mega
  21. Conquista da cidade de Montese
  22. Libertação de Santa Maria Vilhiana
  23. Os Heróis de Precária e Boscácio
  24. Conquista de Castelnuovo
  25. Posto de Comando da Artilharia Divisionária da FEB (Rocchetta Mattei)
  26. Posto de Observação da FEB (Sassomolare)
  27. Conquista de Zocca
  28. Ocupação de Collecchio e Rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã (Pontescodogna)
  29. Cerco da 148ª Divisão de Infantaria Alemã em Respício e Neviano di Rossi
  30. Encerramento do IX SENAB – 2ª GM em Fornovo di Taro.

b. Temas a serem abordados nas comunicações[topo]

Serão aceitos trabalhos que tenham relação com a temática especificada e não constem da relação de assuntos selecionados para as alocuções.

c. Calendário de remessas dos trabalhos e divulgação de resultados:[topo]

  1. Até 30 de março

    Texto referente às comunicações temáticas e alocuções.

    • Remessa para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), de trabalho referente ao assunto apresentado, para fins seleção, observando as seguintes prescrições:
      • mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, aí incluídas notas e bibliografia para comunicações e Alocuções máximo 5 páginas.
      • Bibliografia, citações e notas de pé de página segundo normas ABNT vigentes.
      • Informar os dados do autor na 1ª nota de pé de página. Utilizar-se dessa 1ª nota, para, em um limite máximo de 4 linhas, informar, prioritariamente: formação acadêmica (militar e civil, se for o caso), com os cursos, as instituições/escolas, e os respectivos anos de formação, julgados relevantes para o trabalho apresentado.
  2. Em 13 de abril
    • Divulgação dos trabalhos selecionados.

d. Seleção:[topo]

Os trabalhos serão selecionados pela Comissão de Seleção do CEPHiMEx para apresentação e publicação.

Serão apreciados apenas os trabalhos organizados segundo as normas estabelecidas no presente documento.

A divulgação das comunicações e alocuções selecionadas será feita a partir do dia 13 de abril de 2020, pela Internet, no site de divulgação www.dphcex.eb.mil.br

Os casos omissos serão resolvidos pelo CEPHiMEx.

Inscrição[topo]

- A inscrição é individual, gratuita, aberta a todos os interessados, como ouvintes ou apresentando trabalhos.

- A quantidade de inscritos, como ouvintes, para as comunicações será limitada à capacidade dos auditórios.

- É requisito básico para a inscrição a apresentação do bilhete de voo (ida e volta) para a Itália, seguro saúde e passaporte válido até novembro de 2020.

- O período de inscrição será de outubro de 2019 a 12 de abril de 2020, por intermédio do site www.dphcex.eb.mil.br

- Serão distribuídos Certificados de Participação com carga horária de 48 horas, para os ouvintes que tiverem 75% (setenta e cinco por cento) de comparecimento nos eventos de acordo com a lista de presença.

Coordenador: Cel Rosty 21 99119-2967 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Empresa Parceira: FOCUS events & Tours

www.focusevents.tur.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 (21) 3587-1170 ou 99919-6957

Pela limitação de acomodações para a recepção dos inscritos, as inscrições foram encerradas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página