Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

20 DE FEVEREIRO - Batalha do Passo do Rosário (1827)

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 18h00 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 11h52 | Acessos: 1682

          Em 1808 D. João transferiu a corte portuguesa para o Brasil, em face da invasão por tropas francesas e espanholas. Como retaliação, por diversas vezes o Rei interferiu na administração espanhola no território que hoje constitui o Uruguai. Finalmente, em 1820, a região foi anexada pelas armas ao Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves com o nome de “Província Cisplatina”.

          Em janeiro de 1826 o Império Brasileiro declarou guerra à Argentina, que incentivava e armava grupos rebeldes na Cisplatina. A 20 de fevereiro de 1828 ocorreu uma batalha próximo onde á hoje a cidade de Rosário do Sul, RS. De um lado, tropas argentinas, com aliados cisplatinos, comandadas por Carlos Maria de Alvear, e de outro lado tropas brasileiras, apoiadas por mercenários europeus, comandadas pelo Visconde Barbacena. Os argentinos levaram vantagem, mas não conseguiram dominar o território nem perseguir as tropas imperiais, que se reorganizaram dias depois.

          Desgastados pela guerra, o Império Brasileiro e a República Argentina aceitam um acordo de paz em agosto de 1828. Aquele tratado incluiu a criação de um país independente, dando origem à próspera República do Uruguai.

paso_do_rosario.jpg    300px-Brandsen_en_Ituzaingo.JPG

Fim do conteúdo da página