Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx realiza exposição e palestra no Centro Cultural Justiça Federal sobre o Brasil na 2ª Guerra Mundial

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 12h44 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h18 | Acessos: 754

          Rio de Janeiro (RJ). Na tarde do dia 21 de setembro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal, realizou a abertura da exposição: “O Brasil na 2ª Guerra Mundial”, com uma palestra sobre o tema, realizada pelo General de Brigada R/1 Marcio Tadeu Bettega Bergo, Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército.

          A exposição tem como finalidade promover o estudo e a divulgação da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, objetivando rememorar e exaltar os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e de seus “pracinhas” nos campos de batalha da Itália. Ademais, busca estimular na sociedade brasileira o culto aos heróis nacionais, personificados nos “pracinhas da FEB”. Apresenta, ainda, medalhas, uniformes e equipamentos que pertencem ao acervo do Museu Histórico do Exército, localizado no Forte de Copacabana. Apresenta pôsteres que contam a epopeia da FEB na Itália e projeta filmes que retratam a Guerra e os “pracinhas”, inclusive com depoimentos atuais.

          O evento inicial contou com a participação de diversas autoridades, dentre as quais: o General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; o General de Exército Renato Cesar Tibau da Costa, antigo Chefe do Estado-Maior do Exército e Ex-presidente do Clube Militar; o General Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o Subprocurador-Regional da União Roberto de Aragão Ribeiro Rodrigues; o Major Brigadeiro-do-Ar Wilmar Terroso Freitas, Subdiretor de Divulgação do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica; o General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel, Gerente de Projeto Nova Educação e Cultural do DECEx e antigo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o Coronel PM Rogério Seabra Martins, Assessor de Relações Institucionais do CCJF, representando o Desembargador Federal Reis Friede, Diretor-Geral do Centro Cultural Justiça Federal; e o Coronel Roberto Mascarenhas de Moraes, neto do Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial durante a Campanha da Itália, entre 1944 e 1945. A atividade contou, também, com a presença do herói da FEB, o Ten R/1 Juventino da Silva, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes- Seção Nova Iguaçu.

          A exposição “O Brasil na 2ª Guerra Mundial”, estará aberta à visitação nos dias 22 a 24 de setembro (de sexta a domingo), das 12h às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, situado à Av. Rio Branco, 241 – Centro - Rio de Janeiro-RJ.

 


registrado em:
Fim do conteúdo da página