Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Substituição da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 18h02 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 18h02 | Acessos: 583

Rio de Janeiro (RJ) - No último domingo, 3 de junho, foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), a solenidade de Rendição da Guarda. Na ocasião, o Exército Brasileiro representado pelo 1º Batalhão de Guardas (1º BG), foi substituído pelo Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (Gpt FNRJ), representando a Marinha do Brasil.

O evento foi presidido pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice Almirante José Augusto Vieira da Cunha Menezes; acompanhado do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Riyuzo Ikeda; do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira; do Comandante da ALA 11, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias; além de diversos Oficiais Genarais das Forças Armadas, de ex-Combatentes e autoridades civis e militares.

O "Monumento aos Pracinhas", nome atribuído carinhosamente pela população, é administrado pelo Exército desde a sua inauguração em 1960. Desde então é realizado um rodízio mensal entre as Forças Armadas na sua segurança. As rendições festivas acontecem no primeiro domingo dos meses de junho (Exército / Marinha), agosto (Aeronáutica / Exército) e outubro (Marinha / Aeronáutica).

registrado em:
Fim do conteúdo da página