Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Lançamento do Livro Nova Metrópole

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 12h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 12h29 | Acessos: 399
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 8 de outubro, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) realizou no Auditório do Departamento de Educação e Cultura (DECEx) a cerimônia de Lançamento do Livro “Nova Metrópole do Brasil”, de Marechal José Pessoa e a doação do quadro Marechal José Pessoa de autoria da artista plástica Sra Nancy Cury . A obra teve sua primeira edição em 1958, pela imprensa do exército, na qual foi feito o relato de sua localização geral e os fatos vivenciados na época dessa transição. O intuito do lançamento é preservar o conteúdo original do autor, por esse motivo foi feito uma edição em fac-símile. Esse livro é o reconhecimento oficial das contribuições do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque na escolha da localização e construção de Brasília - DF (Projeto Vera Cruz).

O livro “Nova Metrópole do Brasil” embasa o contexto histórico narrado por Marechal José Pessoa, ilustrando a nova capital, Distrito Federal de Brasília, como nova metrópole. A ideia desse projeto está relacionada de acordo com registros que tem referência desde o século XVIII, onde Marquês de Pombal manifestava a provável migração da capital do Brasil para a atual sede.

O lançamento contou com a presença de autoridades militares e civis, entre elas o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e Membro do Conselho Curador da FUNCEB, General de Divisão Carlos Aberto Mansur, General de Brigada Márcio Tadeu Bettega  Bergo, Chefe do Centro de Estudo e Pesquisas de História Militar do Exército e Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, General de Brigada Walter Nilto Pina  Stoffel, Gerente do Programa Estratégico do Exército Sistema de Educação e Cultura do DECEx e Antigo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, Assessor Institucional do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Presentes também no evento o Cel Marco Aurélio Gonçalves do Nascimento, Gerente da POUPEx e a Sra Geanira Nancy dos Santos Cury, artista plástica.

 Acompanhe nosso site e adquira os nossos lançamentos! As obras também poderão ser adquiridas diretamente nas livrarias da Biblioteca do Exército, abaixo citadas, ou acessando o site www.bibliex.eb.mil.br:

- Quartel General do Exército - Brasília/DF;

- Palácio Duque de Caxias - Rio de Janeiro/RJ;

- Comando Militar do Sudeste - São Paulo/SP;

- Museu do Comando Militar do Sul - Porto Alegre/RS e

- Posto de venda do Museu da FEB - Curitiba/PR.

Conheça mais a nossa história; seja assinante da Biblioteca do Exército.

Os interessados poderão contatar a Seção de Assinantes, pelos seguintes meios:

Telefone: (21) 2519-5716 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página