Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

08 DE SETEMBRO - Assinatura do Contrato da Missão Militar Francesa (1919)

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 13h18 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 13h20 | Acessos: 2320

          Em 08 de setembro de1919, foi assinado, depois de intensas negociações, o contrato entre Brasil e França estabelecendo a vinda de uma Missão Militar Francesa ao Brasil. A escolha daquele país para orientar a evolução do Exército Brasileiro da época deveu-se a vários fatores políticos, diplomáticos, culturais e de comércio internacional. O mais destacado é o fato de que a França saíra como vencedora na I Guerra Mundial. Também cabe considerar que, de 1906 a 1914, uma missão militar da França esteve trabalhando junto à Força Pública do Estado de São Paulo, Atual Polícia Militar, com excelentes resultados.

          O Chefe da Missão foi o General Maurice Gamelin, militar de prestígio na época.

          A Missão Militar Francesa trouxe ao Exército grandes aprimoramentos na Doutrina de emprego. Também foram melhorados o trabalho de Comando, na organização administrativa, na preocupação com o preparo físico, nos uniformes, no treinamento e no emprego do armamento. Ocorreu a elaboração de novos manuais e regulamentos, e muito melhorados o ensino e a instrução. A ação dos integrantes da Missão foi mais marcante na EEM, na EsAO e na Escola de Aviação Militar, e nos cursos de Oficiais Intendentes, Saúde, Equitação, Educação Física e Veterinária.

          A missão durou até 1940, o mesmo ano em que a França foi ocupada pelas tropas do Eixo, na Segunda Guerra Mundial.

Fim do conteúdo da página