Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx realiza XV Encontro do Sistema Cultural

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2024, 16h59 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 17h11 | Acessos: 161

Trabalhar pelo fortalecimento das ações culturais e históricas é criar um legado promissor para que as próximas gerações conheçam, com veracidade, suas origens e identidade. Os militares da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizaram entre os dias 5 a 9 de maio, as atividades que marcaram o XV Encontro do Sistema Cultural, no auditório do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em sua décima quinta edição, o Encontro teve como objetivo principal captar, por meio do diálogo e da escuta compartilhada, subsídios e ideais para a elaboração de uma proposta de reformulação das normas vigentes que regem o Centro Cultural Militar de Área (CCMA) e o Centro de Cultura Regional Militar (CCRM) no âmbito do Sistema Cultural do Exército (SisCEx).

Organizado pela Seção de Patrimônio e Planejamento Cultural (SPPC) da Diretoria, o evento faz parte do calendário anual da DPHCEx e é uma oportunidade de troca e debates sobre pautas que visam o crescimento, atualização e expansão da Cultura e da História Militar. No total, mais de 20 Assessores Culturais de diferentes regiões do Brasil participaram e contribuíram com a realização do evento.

Autoridades no XV Encontro Cultural

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura e do Exército Militar, General Carlos Machado, esteve presente no evento e fez um pronunciamento sobre a importância do Patrimônio Histórico e Cultural para a Força Terrestre. “Eu entendo perfeitamente a importância desse evento para o fortalecimento das ações culturais e históricas do Exército Brasileiro. É essencial realizar um nivelamento de conhecimento e expectativas durante esses dias. Zelar pelos bens é cuidar do futuro cultural da Força Terrestre”, pontuou.

O General de Exército Veterano Júlio César Arruda, ex-comandante do Exército Brasileiro, também participou do Encontro. O Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General Luciano Antonio Sibinel, ressaltou a importância do Encontro para os projetos da DPHCEx e a agenda de atividades. “Eu agradeço a presença de todos que estiveram durante a 15ª edição do Encontro do Sistema Cultural. O evento é primordial para traçar o nosso trabalho durante o ano”, declarou.

O General de Brigada Moisés da Paixão Júnior, 1° Subchefe do Estado-Maior do Exército, pontuou o quanto a atividade é fundamental para o fortalecimento da cultura militar no cenário nacional.

Falando sobre a Lei de Incentivo à Cultura, o Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, esteve presente no Encontro, apresentando um histórico do programa e esclarecendo as principais dúvidas dos participantes.

Temas Abordados

Durante o Encontro, os assuntos abordados pelas palestras foram: os trabalhos realizado nos Centros de Cultural Militar de Área (CCMA) e nos Centros de Cultura Regional Militar (CCRM); Estratégias de Marketing e o papel de ComSoc; a Concepção de uma sala de exposição; Elaboração de roteiros turísticos; os Estágios da DPHCEx; o papel de um Museu; o que observar em uma Visita de Orientação Técnica, Nova Legislação e ações de um Espaço Cultural; Ação 2000 e a importância da acessibilidade nos Espaços Culturais, Restauração de fotos antigas.

Além disso, os participantes também puderam conferir o trabalho realizado para a divulgação e visitação do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, e o trabalho realizado para a conservação de seu acervo.

O encontro também contou com a realização de um Workshop do Programa Mecenas, que apresentou o projeto para os participantes, falou sobre a Nova Portaria 167 e o trabalho de divulgação e projetos realizados no Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG).

A importância da Pesquisa e da História Militar esteve entre as pautas das apresentações, enfatizando a necessidade de cada integrante do Exército Brasileiro conhecer com propriedade a sua origem e saber exatamente onde buscar informações verídicas quando necessário.

 Capa

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página