Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

18 DE AGOSTO - Partida da Missão Médica Especial para a 1ª. Guerra Mundial (1918)

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 12h58 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 13h34 | Acessos: 5990

          O Brasil foi o único país latino-americano a enviar pessoal para a 1ª Guerra Mundial. Além de um grupamento de oficiais e sargentos, para estudo da doutrina francesa, e da Divisão Naval de Operações de Guerra, foi enviada uma Missão Médica. Esta partiu do Rio de Janeiro em 18 de agosto de 1918, chefiada pelo Médico e Deputado José Thomaz Nabuco Gouveia, comissionado como Coronel, e se compunha de 86 médicos, 17 acadêmicos de medicina e 16 outros profissionais.

          Estes receberam postos e graduações militares e foram empregados em diversas áreas do extenso conflito. O principal ponto de atuação foi o Hospital Franco-Brasileiro, em Paris. Este foi instalado no prédio do extinto colégio jesuíta da Imaculada Conceição, após obras de adaptação.

          A Missão Médica foi duramente atingida pela epidemia de gripe espanhola, mas conseguiu trabalhar, socorrendo e salvando milhares de militares aliados. O fim da Guerra ocorreu em 11 de novembro de 1918, com a assinatura do armistício pela Alemanha. Mas os feridos continuaram a necessitar de tratamento, e, apesar da desativação da missão em janeiro de 1919, muitos médicos militares brasileiros continuaram atuando até novembro de 1919.

          A presença de profissionais altamente qualificados, e aos quais eram encaminhados os casos mais graves chegados das linhas de frente, contribuiu decisivamente para a valorização da imagem do Brasil como país moderno e da sua presença no pós-guerra.

 

MISSAOMEDICA.jpeg

Fim do conteúdo da página