Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Introdução

Sistema Cultural - Introdução

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 12h19 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 19h51 | Acessos: 806

SISTEMA CULTURAL DO EXÉRCITO

O Sistema Cultural do Exército (SCEx) tem por finalidades a coordenação dos esforços na consecução dos objetivos culturais e o estabelecimento de um canal técnico entre os diversos escalões, racionalizando o fluxo de informações de interesse da área cultural. Ele atua alinhado com o Sistema de Comunicação Social e com o Sistema de Ensino, prioritariamente no sentido de desenvolver os valores éticos e morais, aprimorar a vocação militar, cultuar os valores, tradições e de acentuar o compromisso do Exército com a Nação brasileira e pelo cumprimento de sua destinação constitucional.

              Integram o SCEx as 5ª Seções dos Comandos Militares de Área, dos Grandes Comandos e das Grandes Unidades, e as Seções ou Elementos de Comunicação Social de todas as Unidades, além de todos os Espaços Culturais do Exército, como Museus, Salas de Memória, Bibliotecas etc.  

Para cumprir suas missões neste sistema, a DPHCEx atua na elaboração de normas para a preservação, utilização e difusão do patrimônio histórico e artístico cultural (material e imaterial) de interesse do Exército; no controle e coordenação das atividades referentes à catalogação, no controle e difusão dos bens materiais que compõem o acervo cultural do Exército; na cooperação com o Sistema de Ensino; na assistência técnica e normativa às atividades de preservação, conservação e restauração de bens culturais; no fomento de convênios e/ou parcerias com órgãos do governo e instituições civis, além de estabelecer ligação com o Ministério da Cultura, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Nacional e do Departamento de Museus, e com outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, do cenário cultural do País.

O Exército reconhece-se como fundamental na dinâmica da vida do País e compreende a aproximação do Sistema Cultural do Exército com o Sistema Cultural Nacional como canal perene e fértil de sua comunicação com outros setores da sociedade brasileira, em particular com as demais Forças Armadas e com os espaços civis de cultura. Além disso, vê a atividade cultural como influente estímulo ao patriotismo e ao orgulho pela nacionalidade, pois, como um dos principais agentes da História do Brasil, possui um rico patrimônio histórico e artístico cultural nas Organizações Militares, que deve ser amplamente divulgado. 

 

ATIVIDADES CULTURAIS ATUAIS

As atividades culturais constituem a manifestação de todo o esforço empreendido pelos integrantes do Sistema Cultural do Exército no sentido de preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Força Terrestre. As principais atividades culturais desenvolvidas pela DPHCEx são, no corrente ano, as seguintes:

    a. Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército;

    b. Seminário Nacional Sobre a Participação do Brasil na 2º Guerra Mundial;

    c. Seminário de História Militar da Guerra da Tríplice Aliança;

    d. Marcha da Retirada da Laguna e Retomada de Corumbá (Campo Grande – MS);

    e. Jornada de História Militar (Rio de Janeiro);

    f. Aniversário da DPHCEx (31 de março); e

   g. Efemérides:

           - 150 anos de eventos que rememoram a Guerra da Tríplice Aliança (2016 e 2017);

           - 190 anos da Batalha do Passo do Rosário (2017);

           - 50 anos do término da Missão de Paz do Batalhão Suez (2017); e

           - 100 anos da Missão Militar Francesa no Brasil (2017 a 2019).

 Triplice_aliança_e_guararapes.jpg

 

 

PROJETOS CULTURAIS EM ANDAMENTO

Os projetos culturais são de primordial importância para a condução das missões da DPHCEx, que mantém uma equipe multidisciplinar, formada por historiadores, programadores, arquitetos e museólogos, atuando diretamente no desenvolvimento e acompanhamento de todos os projetos culturais do Exército.

Os principais projetos culturais em andamento são:

     - Diretriz de Iniciação do Projeto de Restauração da Plataforma do MNMSGM;

     - Diretriz de Iniciação do Projeto “Novo Arquivo Histórico do Exército”;

     - Diretriz de Iniciação para o Projeto de Revitalização do Pantheon de Caxias;

     - Diretriz de Iniciação do Projeto “Curso de Assessor e Gestor Cultural”;

     - Diretriz de Iniciação do Projeto “Gabinete do Ministro da Guerra”;

- Diretriz de Iniciação do Projeto de Recuperação Estrutural e Restauração do Forte de Copacabana;

     - Diretriz de Iniciação do Projeto Adequação do Palacete Laguna; e

     - Diretriz de Iniciação do Projeto “Portal do Sistema Cultural do Exército”.

 

Pantheon.jpg

 

Os Projetos Culturais necessitam de captação de recursos financeiros e, para isso, a Diretoria conta com uma importante aliada – a Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FunCEB), que atua como órgão captador dos recursos. No Exército, temos um programa que atua diretamente na captação de recursos para Projetos Culturais de interesse da instituição, chamado de Programa Mecenas. As principais fontes desses recursos são: as leis de incentivos fiscais, os patrocínios e concursos junto a órgãos de fomento a projetos culturais. 

Fim do conteúdo da página