Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

08 DE FEVEREIRO - Dia do Magistério do Exército – Nascimento do Mal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida (1853)

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 17h49 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 13h11 | Acessos: 1018

download_1.png

          O Exército Brasileiro sempre priorizou a educação de qualidade, principalmente na formação de seus quadros. Os militares empenhados naquela atividade constituíam um quadro específico denominado “Quadro do Magistério Militar” até 1999. Desde então o ensino nas Escolas e Colégios do Exército é ministrado por militares do novo Quadro Complementar de Oficiais (QCO) e professores civis. Também atuam no ensino militares de qualquer especialidade, desde que licenciados, mestres ou doutores na disciplina lecionada.

          Tão importante é a atividade de ensino que persiste o culto ao patrono do extinto Quadro do Magistério Militar, o Marechal Roberto Leitão Trompowsky de Almeida. Nascido em Santa Catarina, em 08 de fevereiro de 1853, ingressou na Escola Militar da Corte aos 16 anos. Desde seu tempo de aluno, até a reforma compulsória aos 66 anos, dedicou a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa de matemática. Escreveu vários livros sobre esta ciência, que são utilizados até nossos dias. Também exerceu atividades normais da carreira, que o levaram ao Generalato. Foi adido militar em três países, ocasião em que estudou os sistemas de ensino na Europa. Trabalhou com Rui Barbosa na famosa Conferência de Paz de Haia em 1907. Faleceu em 1926, e foi declarado “Patrono do Magistério do Exército” por decreto de 04 de março de 1953.

 

mar_tromp.jpg

Fim do conteúdo da página