Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

24 DE SETEMBRO - Combate de Forte Coimbra – Invasão espanhola – Mato Grosso – (1801)

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 14h01 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 14h12 | Acessos: 1693

          O Forte de Coimbra foi instalado em 1775 sob as ordens do 4º Capitão General da Província de Mato Grosso, Luís de Albuquerque Pereira Mello e Cáceres. Situado na margem oeste do Rio Paraguai, ao sul do atual Mato Grosso do Sul, era inicialmente uma estacada de madeira, sendo iniciada sua construção em alvenaria em 1796.

          Portugal e Espanha, ao longo dos séculos XVII e XVIII, viveram períodos como aliados e como inimigos. Em 1801, por conta da chamada “Guerra das Laranjas”, o governador espanhol da província do Paraguai, D. Lazaro de Ribeira, decide atacar o Forte e ocupar a região, estratégica e rica em erva-mate.

          Uma flotilha de três navios e seiscentos militares, além de um número indefinido de índios em canoas, aborda o Forte em 16 de setembro, exigindo a rendição de seus 49 defensores. O Comandante do Forte, que constava apenas de três muralhas prontas, era seu projetista e construtor, o Tenente Coronel português Ricardo Franco de Almeida Serra.

          Rejeitada a rendição, foram nove dias de bombardeio e de tenaz resistência, ante a superioridade de pessoal e armamento. Sem conseguir conquistar o Forte, ou sequer desembarcar para reabastecer-se, os espanhóis recuam em 24 de setembro de 1801.

          A vitória portuguesa garantiu a posse de largas extensões de terras, hoje contidas no Mato Grosso do Sul.

Fim do conteúdo da página