Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx coordena reunião do SCEx com integrantes da UNIRIO

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 10h47 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 11h12 | Acessos: 1018

Rio de Janeiro (RJ) - Na última quinta-feira, dia 14 de dezembro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) coordenou uma reunião entre os integrantes do Sistema Cultural do Exército (SCEx) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. A atividade ocorreu no Auditório Santa Bárbara, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana – MHEx/FC e teve por finalidade organizar estudos e promover a mútua cooperação entre as instituições.

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma fundação de direito público integrante do Sistema Federal de Ensino Superior. Originou-se da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg), criada pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969, que reuniu estabelecimentos isolados de ensino superior, anteriormente vinculados aos Ministérios do Trabalho, do Comércio e da Indústria; da Saúde; e da Educação e Cultura. Em 5 de junho de 1979, pela Lei nº 6.655, a Fefierj foi institucionalizada com o nome de Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). E, em 24 de outubro de 2003, a Lei nº 10.750 alterou o nome para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mas a sigla foi mantida.

A UNIRIO é formada por cinco centros que são compostos por unidades acadêmicas (escolas e institutos):

  • Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Campus Urca (Ibio), Urca (reitoria), Centro (IB) e Tijuca (EMC/HUGG)
  • Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) - Campus Urca
  • Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) - Campus Urca
  • Centro de Letras e Artes (CLA) - Campus Urca
  • Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) - Campus Botafogo

O evento contou com a participação de diversas autoridades, dentre as quais:

General de Divisão Décio dos Santos Brasil, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; General de Divisão André Luis Novaes Miranda, Diretor de Educação Superior Militar; General de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; General de Brigada Richard Fernandez Nunes, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; General de Brigada Flavio Marcus Lancia Barbosa, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, Assessor Institucional do Departamento de Educação e Cultura do Exército e antigo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. A UNIRIO estava representada pelo Professor Doutor Ricardo Cardoso, Reitor da UNIRIO; Professora Doutura Sonia Regina de Souza, Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO); Professor Doutor Fernando Porto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado/PPGENF/ UNIRIO; e os Pós-Doutorandos Professor Doutor Alexandre Barbosa e Professora Doutora Margarida Bernades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página