Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Comitiva de Militares dos Estados Unidos visita Museus Militares do Rio de Janeiro

Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 18h52 | Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 18h52 | Acessos: 1337

Rio de Janeiro O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) recebeu, na tarde do dia 15 de maio, uma delegação, com cerca de 30 militares, de Cadetes do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC) da Universidade de Michigan (EUA), que realiza visitas a estabelecimentos de Ensino e OM do Exército Brasileiro como parte do Programa de Entendimento Cultural e Proficiência Linguística (CULP) desta Nação Amiga. A visita tinha por objetivo conhecer a história do Exército Brasileiro, o acervo do museu e a Fortificação centenária.

Já no dia 17 de maio, a delegação visitou o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM). Na ocasião foram apresentadas aspectos que levaram o Brasil a participar no maior evento bélico do século XX, a atuação da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária no Teatro de Operações da Itália e o trabalho do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes em repatriar os soldados brasileiros mortos em combate.

O Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC) pode ser comparado ao sistema de preparação de oficiais da reserva do Exército Brasileiro (CPOR / NPOR), que já existe naquela Nação Amiga desde o ano de 1916, tendo formado mais de meio milhão de oficiais. Atualmente, conta com cerca de 270 universidades sedes do programa, sendo o ROTC a principal porta de entrada para a carreira militar naquele País. Cerca de 60% dos tenentes e 40% dos oficiais generais da ativa são oriundos de programa, incluindo o atual Comandante do Exército dos Estados Unidos da América.

registrado em:
Fim do conteúdo da página