Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx realiza encerramento do Projeto Asilo dos Inválidos

Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 12h53 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 14h28 | Acessos: 562

Rio de Janeiro (RJ) - A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, realizou, no dia 22 de dezembro de 2020, a solenidade de encerramento das atividades do Projeto de Pesquisa “Preservação da Memória do Asilo dos Inválidos da Pátria na Ilha do Bom Jesus: um tributo aos heróis e mártires do Brasil”.


O evento, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), responsável pelo projeto, aconteceu no Museu Militar Conde de Linhares e contou com a presença do Gen Bda Carlos Augusto Ramires Teixeira, Dir PHCEx e do Gen Bda R/1 Walter Nilton Pina Stoffel, Assessor do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), além de autoridades civis e militares, representantes de entidades culturais.


Na ocasião, o Cel R/1 Antônio Ferreira Sobrinho, pesquisador do CEPHiMEx, fez uma detalhada apresentação dos aspectos do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Centro, na Ilha do Bom Jesus.


Na sequência, o Gen Ramires fez uso da palavra para comentar sobre as atividades culturais concluídas pela equipe de pesquisadores da Diretoria.


Em seguida, aconteceu o lançamento de dois livros com os resultados obtidos nas pesquisas realizadas: “Preservação da memória dos Inválidos da Pátria e do sítio histórico da Ilha do Bom Jesus: um tributo aos heróis e mártires do Brasil”, uma coletânea de textos de diversos autores e o caderno de memórias “Sabores sentidos, saberes vividos”, do Sr Orlando Ribeiro Pinto, antigo morador da Ilha do Bom Jesus. Ambas publicações foram organizadas pelo Cel Ferreira, pela TC R/1 Maristela da Silva Ferreira e pela Profª Drª Ana Beatriz Ramos de Souza.

 

Foto 1 texto Foto 2 texto 2

Foto 3 texto 2 Foto 4 texto 2

Foto 5 texto 2 Foto 6 texto 2

Foto 7 texto 2 Foto 8 texto 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página