Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DIA DO MAGISTÉRIO MILITAR

Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 16h48 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 23h16 | Acessos: 226

 

          Ao longo de sua história, o Exército Brasileiro tem primado por um ensino de excelência nas escolas militares, formando homens e mulheres capazes e preparados para a defesa da Pátria e para o cumprimento das missões constitucionais da Força Terrestre. No Exército, o magistério é exercido por oficiais de carreira, oficiais temporários convocados, oficiais da reserva prestadores de tarefa por tempo certo e docentes civis.

O ensino militar destaca-se pela qualidade, organização e seriedade; e busca desenvolver e atualizar metodologias, aperfeiçoando continuamente a educação. Para isso, investe na capacitação dos quadros do Magistério Militar, presentes em todos os estabelecimentos de ensino da Força Terrestre, nos quais exercem papel fundamental na formação e aperfeiçoamento de recursos humanos, em todos os níveis. Além de ensinar os aspectos técnico-profissionais necessários ao exercício dos cargos, os docentes transmitem as raízes, valores e tradições que compõem a ética militar.

Para homenagear esses profissionais, comemora-se em 8 de fevereiro o Dia do Magistério Militar, o Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida. Nascido nesse dia, em 1853, na cidade de Desterro (atual Florianópolis), consolidou uma carreira notável. Cursou a Escola Militar da Praia Vermelha e, em razão de seus resultados escolares, pôde realizar o curso de Estado-Maior e Engenharia. Além de se envolver em inúmeros projetos, dedicou-se aos estudos da Matemática, ciência que mais o empolgava, doutorando-se em Ciências Físicas e Matemática com apenas 23 anos de idade.

Ocupou o cargo de professor da Escola Militar da Praia Vermelha, integrou o Imperial Corpo de Engenheiros e, após a implantação da República, foi encarregado do planejamento e da reforma do ensino militar. Como tenente-coronel e coronel, comandou, respectivamente e de forma interina, o Colégio Militar do Rio de Janeiro e a Escola Militar da Praia Vermelha. Ainda no posto de coronel, Trompowsky exerceu relevantes funções. Foi adido militar na Inglaterra, na Suíça e na Itália, e participou da Conferência Internacional de Paz, em Haia, assessorando Rui Barbosa. Como oficial-general, comandou a 3ª Brigada de Artilharia e a 2ª Brigada de Cavalaria, ambas no Rio Grande do Sul.

Foi reformado compulsoriamente, no posto de marechal, mas não abandonou as atividades científicas, empenhando-se na produção de diversas obras de alcance e reconhecimento internacionais, adotadas didaticamente nos Honrando uma história de incessante busca pelo aperfeiçoamento do ensino militar, o Sistema de Educação e Cultura do Exército passa por uma série de transformações, de modo a atender às necessidades de emprego da Força Terrestre em um novo contexto, difuso e desafiador. Atualiza-se, implantando o ensino por competências e ingressando, em definitivo, na Educação 4.0, para formar recursos humanos aptos a atuar no complexo ambiente dos conflitos do amplo espectro ou de quarta geração.

 Parabéns para todos os docentes do Magistério Militar, pela dedicação e compromisso com o ensino no Exército Brasileiro.

 WhatsApp Image 2021 02 09 at 133134  

WhatsApp Image 2021 02 09 at 133110   

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página