Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 16h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 17h13 | Acessos: 871

No dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx) e presta a mais justa homenagem a seu patrono, Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando. No seio da Instituição, os capelães militares representam a fé em Deus e o amor à Pátria.
A missão do SAREx consiste em prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e aos civis em serviço nas organizações militares e às respectivas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas no Exército.
O Frei Orlando nasceu em 13 de fevereiro de 1913, em Morada Nova, município de Abaeté-MG. Iniciou seus estudos no Colégio dos Franciscanos, em Divinópolis-MG, e os concluiu na Holanda, de onde retornou para o Brasil para ser ordenado sacerdote. Designado para trabalhar em São João Del Rei-MG, atuou como professor no Colégio de Santo Antônio e instituiu uma obra de assistência social.
Em 1944, Frei Orlando apresentou-se como voluntário para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo nomeado capitão-capelão do 2º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria. Sua presença era constantemente notada na primeira linha. Em fevereiro de 1945, um dia antes do ataque a Monte Castello, Frei Orlando já visitara todas as companhias de seu Batalhão, menos uma. A todo custo iria visitá-la, pois queria levar a todo o seu “rebanho” uma palavra de conforto. O sacerdote tombou no teatro de operações no dia 20 de fevereiro de 1945, em decorrência de disparo acidental da arma de um partigiano (membro da resistência italiana) na rodovia de Bombiana. Tinha apenas 32 anos. Sua atuação nos campos italianos valeu-lhe duas condecorações post mortem: a Medalha de Campanha e a Medalha de Guerra.
Pelos inegáveis méritos e por seu óbito prematuro, Frei Orlando se colocou como exemplo e paradigma para os capelães da Força Terrestre. Por isso, com justiça, foi instituído como Patrono do SAREx, em 28 de fevereiro de 1946.
Espelhando-se no exemplo de Frei Orlando, os padres e pastores do Exército Brasileiro encontram-se trabalhando em todo o território nacional, cumprindo a dupla missão: serem soldados de Caxias e atuarem como guias espirituais dos integrantes da Força Terrestre e da família militar.

 

WhatsApp Image 2021 02 12 at 131918  WhatsApp Image 2021 02 12 at 131919

registrado em:
Fim do conteúdo da página