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Ricardo Kirk e o primeiro emprego de aeronave em combate no Brasil

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 16h19 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 16h31 | Acessos: 1985

Em 1912, o 1º Tenente Ricardo Kirk obteve o brevê de piloto-aviador na École d’Aviation Farman, em Etampes, França, tornando-se o primeiro militar do Exército Brasileiro com tal qualificação. Ao retornar ao Brasil, participou do nascimento do Aeroclube do Brasil, no qual desempenhou o cargo de Diretor Técnico.

Com a deflagração da Guerra do Contestado, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o General Setembrino de Carvalho solicitou ao Ministro da Guerra que fossem disponibilizadas aeronaves para conduzir operações aéreas em apoio às tropas federais, executado, basicamente, missões de reconhecimento.

Atendendo à solicitação, foram designados o Tenente Kirk e o aviador civil italiano Ernesto Dariole – este contratado pelo Governo Federal – para cumprir missões aéreas na região do Contestado.  Ao chegar à região de operações com três aviões – dois foram perdidos durante o transporte – Kirk coordenou a construção de hangares e da infraestrutura necessária para operá-los a partir da cidade de Porto União.

No princípio de 1915, Kirk e Dariole deram início às operações aéreas. Depois de um primeiro voo de reconhecimento mal sucedido, foi planejada uma nova missão para o dia 1º de março, com a participação de ambos.  Minutos após a decolagem, no entanto, Dariole identificou uma pane em sua aeronave e decidiu retornar à base. Kirk prosseguiu com a missão, mas não retornou, pois, antes mesmo de alcançar seu objetivo, o Morane-Saulnier que pilotava caiu perto da estrada que liga Palmas a Gomes Carneiro, perdendo a vida o primeiro aviador do Exército Brasileiro. 

Apesar da morte de Kirk, que foi promovido post-mortem ao posto de capitão, as poucas operações aéreas realizadas durante a campanha do Contestado mostraram as possibilidades do avião para o desenvolvimento das operações militares. Em outubro de 1943, seus restos mortais foram transladados para o Mausoléu dos Aviadores, no Rio de Janeiro, e, em 1996, novamente transladados para monumento em sua homenagem, erguido no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté-SP.

 

Foto 1 Ten Kirk

Foto 2 Ten Kirk 2

 

 

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