Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Diretor PHCEx conhece o acervo digitalizado sobre a Campanha de Canudos

Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 17h13 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 17h13 | Acessos: 156

      Rio de Janeiro (RJ) - No dia 15 de março, o Gen Bda Carlos Augusto RAMIRES Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), esteve no Arquivo Histórico do Exército (AHEx), para conhecer o acervo sobre a Campanha de Canudos.

     Acompanhado do Gen Bda R/1 Lourenço WILLIAM da Silva Ribeiro Pinho, Assessor de Doutrina do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), o Gen Ramires foi recebido pelo Diretor do AHEx, Cel EUDE Carvalho Filho e verificou os instrumentos de pesquisa do acervo que, após tratamento arquivístico, encontra-se totalmente descrito e digitalizado, estando disponível ao público em geral, para consulta – o pesquisador consegue visualizar e consultar o acervo completamente digitalizado, sem precisar ter contato com o acervo físico.

       Este acervo foi nominado “Memória do Mundo – Brasil” pela UNESCO em 2013.

      O AHEx possui cinco nominações de acervo em diversas categorias; três nominações no nível nacional, que são: Força Expedicionária Brasileira, Campanha de Canudos e Guerra da Tríplice Aliança. Possui uma nominação nível América do Sul e Caribe com o acervo iconográfico da Guerra da Tríplice Aliança e uma nominação nível Mundo, também com o acervo da Guerra da Tríplice Aliança.

      O Programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992, com o objetivo de promover a preservação e a ampla difusão de acervos documentais de arquivos e bibliotecas que tenha relevância para a humanidade.

Foto 1 AHEx Canudos capa

Foto 2 AHEx Canudos

Foto 3 AHEx Canudos

Foto 4 AHEx Canudos

registrado em:
Fim do conteúdo da página