Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx nos 120 anos do Forte do Imbuí

Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 18h02 | Última atualização em Terça, 25 de Mai de 2021, 14h33 | Acessos: 702

     Niterói (RJ) – Na manhã do dia 21 de maio, o Cel R1 Antônio FERREIRA Sobrinho, pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), representou a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) na cerimônia de brevetação do Curso de Ações de Comandos e do Estágio de Caçador de Operações Especiais, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp). Na oportunidade, o Cel Ferreira fez a leitura alusiva aos 120 anos de inauguração do Forte do Imbuí, sede do CIOpEsp desde 2011.

     O Cel Ferreira ressaltou aspectos importantes daquele sítio histórico: inaugurado em 24 de maio de 1901, o evento contou com a presença do Presidente da República, Dr Campos Sales; o uso da cúpula encouraçada de aço-níquel, uma inovação na Artilharia daquele tempo. Discorreu, ainda, sobre as diversas organizações militares que ocuparam o Forte. Atualmente, o Imbuí sedia o estabelecimento de ensino responsável pela formação dos recursos humanos das operações especiais da Força Terrestre, sua tropa de emprego estratégico.

    Estiveram presentes na solenidade o Gen Ex JOSÉ EDUARDO Pereira, Comandante Militar do Leste, o Gen Bda Gustavo Henrique DUTRA de Menezes, Comandante de Operações Especiais; o Gen Bda Alexandre Oliveira CANTANHEDE Lago, Diretor de Educação Superior Militar; o Gen Bda Luciano Antonio SIBINEL, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, além de comandantes das Organizações Militares das guarnições do Rio de Janeiro e Niterói.

     A cerimônia contou, ainda, com uma salva de tiros do Obuseiro M101 calibre 105mm, do 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC).

 Imagem1

Imagem2

Imagem3

Imagem4

Imagem5

registrado em:
Fim do conteúdo da página