Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEx realiza abertura do XII Encontro do Sistema Cultural do Exército

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 19h22 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 11h45 | Acessos: 239

 

Porto Alegre (RS) – No dia 25 de outubro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou a abertura do XII Encontro do Sistema Cultural do Exército (XII ESCEx), no Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), abordando o tema: “Gestão de Riscos em Espaços Culturais”.

A atividade tem o objetivo de atualizar e padronizar procedimentos pertinentes aos Assessores Culturais dos Comandos (C Mil A) e Regiões Militares (RM) quanto as novas práticas e legislações vigentes no campo cultural, assim como de estreitar a comunicação entre os mesmos.

O Encontro será realizado de 25 a 29 de outubro e contará com diversas palestras ministradas por militares do Exército Brasileiro e palestrantes civis convidados como: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); Museu de Ciência e Tecnologia da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fundação Iberê Camargo; e a Universidade de Brasília.

Os participantes foram recepcionados com as boas-vindas do General de Exército Valério STUMPF Trindade, Comandante Militar do Sul, com a finalidade de enaltecer a importância deste evento e o papel da DPHCEx como condutora da política-cultural no Exército Brasileiro.

Dando continuidade ao evento, o Cel Marcelo de Mello Ribeiro, Chefe da Seção de Patrimônio e Planejamento Cultural da DPHCEx, proferiu a palestra de abertura do XII ESCEx, onde ressaltou aspectos da gestão e conservação dos Espaços Culturais e os principais riscos e desafios, que os gestores do patrimônio cultural possuem intrinsicamente, a missão de conservar, preservar e salvaguardar os bens materiais e imateriais, dentro dos aspectos enraizados nos valores e tradições que compõe o Exército Brasileiro.

Em seguida, o Sr Jorge Gerdau Johannpeter, Membro do Grupo de Controle da Empresa Gerdau, realizou uma palestra que abordou a política de gestão no grupo Gerdau e, na sequência, a Sra Carla Cruz, Assessora do Presidente e Chefe do Núcleo de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), abordou o tema Gestão de Risco, apresentando alternativas e soluções viáveis dentro da área cultural.

Os participantes foram deslocados para a Casa de Cultura Mario Quintana, onde foram recebidos pelo Diretor, Sr Prof. Diego Groisman, que realizou uma breve apresentação sobre a história do museu, desde o início, com as instalações do Hotel Majestic, a moradia do poeta Mário Quintana, até os dias atuais, de como funciona a Gestão de Segurança. Após isso, o Prof. Diego realizou uma visita guiada ao Memorial Mário Quintana, projetado pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, e ao acervo da cantora Elis Regina.

Finalizando as atividades, o Cel Ílio Araújo de Oliveira Júnior, Gestor do MMCMS, fez a apresentação das instalações do Espaço Cultural; retratou a Revitalização dos Espaços Expositivos; percorreu a Exposição Permanente entre o acervo de Blindados e Viaturas.

Foram respeitadas todas as medidas sanitárias, como distanciamento entre os militares, uso de álcool em gel e a utilização de máscaras.

 

8

1

2

3

4

5

6

7

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página