Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Cerimônias de Memória da Libertação de Camaiore e atividades em Gaggio Mantano, homenageiam os soldados Força Expedicionária Brasileira

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 14h16 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 14h16 | Acessos: 48

Itália (IT) - Foi realizada em 19 de setembro, a cerimônia de memória da libertação de Camaiore e atividade em Gaggio Mantano que foi percurso da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial, na Campanha da Itália.

Estavam presentes Cel Sérgio Alexandre de Oliveira, Adido do Exército, Grazziano Dalle Luche, representando o prefeito de Camiore, Marco Dal Torrione do Grupo de Estudos Históricos de Camiore e demais autoridades militares e civis.

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por meio do Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), apoiou o evento que destaca as memórias dos heróis brasileiro e incentiva sempre a divulgação de datas tão relevantes.

A cerimônia homenageia os militares brasileiros que tombaram durante a operação militar, assim como a amizade e fraternidade criadas entre a comunidade italiana local e os pracinhas brasileiros, quando da passagem por Camaiore dos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

As atividades realizadas em Ronchidoso no município de Gaggio Mantano, teve a presença do 2º Ten Itamar Maia Silva, representando à Aditância do Exército junto ao MVMB, que mantêm acesa a chama de honra e glória que os nossos soldados da FEB deixaram nos corações e mentes da população italiana.

Destaca-se os três primeiros soldados brasileiros que morreram em combate da FEB nas proximidades de Camaiore aos 21 de setembro de 1944, os soldados Antenor Ghirlanda, Atílio Piffer e Constantino Maroqui, todos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Capa

1

2 Copia

3

4

6

7

8

10

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página