Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Museu Conde de Linhares recebe Militum 2022 - IV Festival de Cinema de História Militar

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 12h27 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 12h27 | Acessos: 54

Rio de Janeiro (RJ) - Nos dias 22, 23, 27 e 28 de setembro a DPHCEx apoiou a Pátria Filmes, dirigida pelo cineasta Daniel Mata Roque, na realização do IV Festival de Cinema de História Militar – MILITUM 2022.

Dentre outros objetivos, o Festival buscou incentivar a produção independente do cinema brasileiro, promover o acesso a obras audiovisuais inovadoras, culturais e educativas, bem como proporcionar o debate, a discussão, o aprendizado e a difusão do conhecimento sobre a história militar brasileira.

Esteve presente o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do IGHMB, além de outras autoridades militares, historiadores.

No corrente ano, o Festival Militum celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil. Contou com um número recorde de obras inscritas, totalizando 50 filmes, sendo 37 documentários, 8 ficções e 5 animações, provenientes de 11 Estados do Brasil, totalizando mais de 23 horas de material audiovisual. Destaca-se que três autores declararam que suas obras foram produzidas especificamente para participarem do Festival, reforçando a proposta de incentivar a cinematografia sobre a história militar brasileira.

Os filmes inscritos em 2022 trouxeram como temática a Segunda Guerra
Mundial, a Força Expedicionária Brasileira e o 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália, a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal, a Aviação do Exército Brasileiro,a história da Esquadrilha da Fumaça, a Revolução de 1932, a formação de pilotos decaça na Força Aérea Brasileira, a trajetória do Zeppelin K-36, uma história de tradiçãocultural no uso da pólvora, os fortes e fortalezas históricas que atuaram na defesa doterritório brasileiro e a atuação do Serviço de Saúde em resposta ao acidente radioativocom césio-137 e no combate à pandemia de COVID-19.

A Comissão Organizadora selecionou 22 obras, tambémum número recorde, que foram exibidas ao público durante os quatro dias do Festival. Após o julgamento do Júri Popular que assistiu às exibições e do Júri Oficial, os melhores filmes em cada categoria receberam o troféu Apollo, homenagem ao Major Apollo Miguel Rezk, veterano da FEB, herói da Segunda Guerra Mundial em Monte Castello e La Serra.Reformado no posto de Major, Apollo recebeu todas as medalhas da FEB e foi o único integrante da Força a receber a medalha militar americana Distinguished Service Cross, por seus atos de bravura extrema no combate ao inimigo nazista.

Dentre as onze categorias do troféu Apollo, foram entregues a todos os filmes premiados, cujo tema trata da Segunda Guerra Mundial um exemplar do livro "Fotos & Relatos da guerra & outras memórias" (2022), de autoria do 1º Tenente-Médico Carlos Henrique Bessa (1920-2022), falecido há um mês, amigo e incentivador do Festival Militum que foi homenageado no evento.

O Festival Militum 2022 concedeu os seguintes troféus:

APOLLO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO

1932: Histórias de uma Guerra (DOC - BRA - 86' - 2013), de Thiago Montelli

APOLLO DE MELHOR ANIMAÇÃO

Recrutinha FEB (ANI - BRA - 05' - 2020), de André Kron

APOLLO DE MELHOR ROTEIRO

Fortes do Brasil - Fortaleza de Santa Cruz da Barra (DOC - BRA - 27' - 2019), de Carlos Colla, Leonardo Dias e Poliana Guimarães

APOLLO DE MELHOR DIREÇÃO

Joker - Escola de Pilotos de Caça (DOC - BRA - 63' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

APOLLO DE MELHOR FOTOGRAFIA

Um Som de Resistência (DOC - BRA - 15' - 2022), de Genilson de Coxixola

APOLLO DE MELHOR MONTAGEM

O outro lado do herói - Sargento Max Wolf Filho (DOC - BRA - 16' - 2022), de Josiany Fiedler Vieira

APOLLO FEBIANO

História de Heróis - Fragmentos de uma Guerra (DOC - BRA - 73' - 2018), de André Panza e Sidnei Buso

APOLLO FEMININO

Do front da II Guerra Mundial com a FEB ao SUS com a covid-19 (DOC - BRA - 33' - 2021), de Margarida Rocha Bernardes

APOLLO HISTORIADOR

K-36: o Zeppelin que caiu no cabo (DOC - BRA - 09' - 2022), de ASCOM-PMAC

APOLLO SOAMARINO

Saúde em Desastres: o caso do acidente radioativo com o Césio-137 (DOC - BRA - 12' - 2016), de Alexandre Oliveira

APOLLO DE MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR

A Nossa Praia: O Dia da Vitória (DOC - BRA - 03' - 2022), de Fábio Quirino e Cristiano Gusmão

Capa

1

2

3

4

5

6

7

registrado em:
Fim do conteúdo da página