Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército tem projeto de revitalização do Pantheon de Caxias aprovado pela Secretária Especial de Cultura, Ministário do Turismo e o IPHAN

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 15h01 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 15h03 | Acessos: 116

No dia 5 de outubro de 2022, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), recebeu a visita da Sra. Ana Cristina Carvalho Silva - Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (INEPAC), acompanhada pela Sra. Denise Souza Mendes - Diretora do Departamento do Patrimônio Cultural e Natural (DPCN) do INEPAC, para apreciação e ajustes de novas demandas do projeto de revitalização do Pantheon de Caxias, que a DPHCEX vem desenvolvendo juntamente com a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) para ser financiado pelas Leis de Incentivo à Cultura, já aprovado no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC) e captado pelo Programa Mecenas da DPHCEx.

Participaram da reunião o Gen Bda Walter Pina Stoffel - Dir Executivo e o Cel Silvio Saturno - Gerente do Projeto, ambos da FUNCEB, e a equipe da DPHCEx, Cel Nirlande Malveira - Ch de Gabinete, Cel Giórgio Pizzani - Ch da Sec de Plnj de Projetos Culturais, Cel Joel F. Corrêa- Ch do Escritório do Programa Mecenas e a Ten Amanda Amorin - arquiteta. O ST Barra - Gestor do Monumento/MHEx/FC.

O monumento Pantheon de Caxias faz parte do conjunto do Palácio Duque de Caxias - antigo Ministério da Guerra, tombado provisoriamente pelo INEPAC em 12 DEZ 1998 (nº do processo: E-18/001.539/98), O Pantheon de Caxias foi  inaugurado em 1949 como parte das comemorações dos 150 anos de nascimento do Duque de Caxias, patrono e figura de maior relevância para o Exército Brasileiro. Foi construído para abrigar seus restos mortais, além de abrigar e expor os restos mortais de sua esposa, o sabre que recebera pela vitória na Guerra do Paraguai, lápides, insígnias e sua biografia.

Na cobertura e coroando a vista panorâmica do edifício encontra-se a estátua eqüestre de Duque de Caxias, de autoria do escultor mexicano, naturalizado brasileiro, Rodolfo Bernadelli, fundido nas oficinas Thiebot em Paris. Esta estátua, que foi inaugurada em 15 de agosto de 1889 no Largo do Machado, foi transferida para a frente do Ministério do Exército, atualmente Palácio Duque de Caxias, na mesma época em que se concluía o novo edifício do Pantheon. Produzida em bronze, a estátua representa o Duque montado em seu cavalo, em uniforme de Marechal, tendo em sua mão direita um binóculo e em atitude de observação. Apresenta dois baixos relevos no pedestal: a tomada da Ponte de Itororó e a entrada do Exército em Assunção, capital do Paraguai.

O Monumento ao longo dos anos vem sofrendo desgastes e depreciações, necessitando de uma revitalização, modernização de sua museologia e melhoria das condições para proporcionar mais conforto aos visitantes. 

O Projeto encontra-se em fase avançada, já aprovado pela Sec Esp de Cultura/MIN Turismo e o IPHAN, e autorizado a captar os recursos financeiros necessários para o inicio das obras.

Uma grande vitória na preservação e divulgação do patrimônio Histórico e Cultural do Exército, do Estado e da cidade do Rio de Janeiro, e do Brasil.

Programa Mecenas - Nossa Força pela Cultura!

Seja um Mecenas do Exército Brasileiro e ajude a preservar o Patrimônio Histórico e Cultural, SEM GASTAR NADA!

Mais informações e cadastro no Programa: 

mecenas.decex.eb.mil.br

é só clicar e preencher o questionário.

WhatsApp Image 2022 10 07 at 114048

WhatsApp Image 2022 10 07 at 114048 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página