Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Segundo Dia do XIII Encontro do Sistema Cultural do Exército realiza visita técnica no Centro Histórico de Salvador

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 16h17 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 16h48 | Acessos: 73

Salvador (BA) – O Segundo dia do XIII Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro (XIII ESisCEx) que está ocorrendo em Salvador foi marcado por palestras e uma visita técnica pelo centro histórico de Salvador.

Os trabalhos se iniciaram com a palestra da Dra. Patricia Wanzeller, pesquisadora da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), com o tema: “Para Além das linhas de defesa: a importância do Patrimônio Histórico para sociabilidade do Exército Brasileiro.”

Na sequência a Professora Dra. Isabel Vaz Freitas da Universidade Portucalense, abordou o turismo militar como potenciador do desenvolvimento de novas atividades e produtos, assim como complementar ás já existente. E o professor Dr. Carlos Alberto Lidizia Soares, da Universidade Federal Fluminense, abordou uma perspectiva de turismo histórico cultural, sendo uma segmentação muito ampla e consolidada diante das características do turista contemporâneo e explanou sobre a apresentação do projeto de turismo militar no conselho estadual do turismo.

Finalizando os trabalhos da manhã a Professora Dra. Rosana Reis, da Universidade do Estado da Bahia, tratou sobre acessibilidade, turismo e patrimônio cultural: um olhar sobre as edificações militares de uso turístico.

No segundo momento o Coronel Giórgio Pizzani, Chefe da Seção de Patrimônio e Projetos Culturais da DPHCEx, realizou um embasamento sobre os fortes e fortalezas que são usados como turismo militar por terceiros e as possibilidades das Forças Armadas explorar essa nova possibilidade, criando uma imagem positiva para a sociedade.

Dando continuidade o Capitão de Fragata José Marques da Silva apresentou o Museu Naval localizado no Rio de Janeiro e o Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, apresentou o Museu Aeroespacial (MUSAL), também localizado no Rio de Janeiro. Após a mesa redonda, os participantes puderam fazer uma visita técnica no centro histórico de Salvador, podendo conhecer na prática a importância de enaltecermos os fatos históricos do nosso país.

Estiveram presentes General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Veterano Fernando Maurício Duarte Melo, Assessor Especial do Comando da Escola Superior de Guerra no Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar Veterano Maurício Carvalho Sampaio, Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), representantes das Secretarias de Turismo, além de demais autoridades militares e civis.

Capa

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

registrado em:
Fim do conteúdo da página