Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Espada do General do Exército Osvaldo de Araújo Mota é doada para o Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial

Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 14h35 | Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 14h35 | Acessos: 52

Rio de Janeiro (RJ) - O Monumento aos Pracinhas recebeu no inicio do ano a doação da espada que pertenceu ao General de Exército Osvaldo de Araújo Mota, que presidiu a Comissão de Exumação e Acondicionamento dos Mortos do Cemitério de Pistóia, na Itália.

Espada doada é um símbolo daquele que não mediu esforços para cumprir a missão de trazer para a terra natal aqueles que doaram suas vidas em luta e sobrevivência em prol dos interesses da Pátria. No dia 16 de dezembro de 1960, 466 urnas foram recebidas pelos brasileiros com o destino final o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial situado no aterro do Flamengo na cidade do Rio de Janeiro. Além da espada do Gen Ex Mota, foram doada os restos emoldurados da última bandeira brasileira que tremulou em Pistóia, ainda na presença dos pracinhas enterrados.

A espada e a bandeira estão na sala de exposições do acervo permanente de material de emprego militar utilizado pelos brasileiros na 2ª Guerra Mundial, complementando e fortalecendo ainda mais a história dos nossos verdadeiros heróis.

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial abre ao público de terça a domingo das 09h às 17h e tem entrada e estacionamento gratuitos.

1

2

registrado em:
Fim do conteúdo da página