Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito realiza pesquisa histórica sobre a Força Expedicionária Brasileira na Itália

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h12 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h13 | Acessos: 43

No período de 23 a 29 de abril, uma comitiva da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) está realizando uma viagem de estudos e pesquisas sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.

As atividades estão sendo realizadas nas regiões da Toscana e da Emília-Romagna, a fim de permitir que se levantem novos conteúdos  referentes aos locais de desembarque, embarque e acampamentos dos contigentes da FEB no porto de Livorno e nas cidades de Tarquinia, Vada e na localidade de San Rossore. Além de Estabelecer contatos com a área acadêmica com a finalidade de estimular o estudo e a pesquisa em torno da campanha da FEB na Itália.

A viagem de estudos e pesquisas ainda tem o objetivo participar da solenidade de inauguração das reformas realizadas pela embaixada brasileira no Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia, difundir a História Militar às novas gerações, manter o contato e o bom relacionamento com as comunidades italianas por onde a FEB passou, e participar dos festejos comemorativos dos 78 anos de libertação da cidade de Montese na 2ª Guerra Mundial.

A comitiva está sendo representada pelo Gen Bda Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, dos Coronéis Veteranos Cláudio Rosty e Marcelo Vieira de Souza Filho, pesquisadores  do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), além de filhos e parentes de ex-combatentes da FEB.

Durante a viagem de estudos, além dos sítios históricos das cidade de Montese e Gaggio Montano foram visitados também  os sítios históricos em Pistoia (Monumento das Enfermeiras, local da instalação do 16º Hospital de Evacuação ).

Também está previsto visita ao busto do Marechal Mascarenhas de Moraes, em Porretta Terme, ao   Monumento em construção na ponte de Silla, Giro do Horizonte de Sasso di Rocca, com descrição do Cel Rosty,  a Guanella com giro do horizonte e descrição dos combates de Monte Castello.

Para fechar a programação, a comitiva passara pelo Monumento de Bombiana, local do falecimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o “Frei Orlando”, ao Monumento aos 17 de Abetaia, no Museu Militar de Lola, ao Monumento do Sgt Max Wolff e Monumento ao Asp Mega ambos com solenidades, visita às tricheiras de Lastra Bianca em Montello e ao Museu Difuso da Linha Gótica, finalizando com o visita no Monumento de Castelnuovo.

Capa

1

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

registrado em:
Fim do conteúdo da página