Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

Solenidade Militar marca a Troca da Guarda no Monumento aos Pracinhas

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 12h59 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 12h18 | Acessos: 72

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 6 de Agosto em uma solenidade aberta ao público, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) conduziu a troca festiva da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (MNMSGM), conhecido também como “Monumento aos Pracinhas”, no Aterro do Flamengo.

Durante a cerimônia, 1º Batalhão de Guardas, do Exército Brasileiro, assumiu o posto da Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). Desde a sua inauguração em 5 de agosto de 1960, o monumento realiza um rodízio mensal permanente entre as Forças Armadas.

A solenidade foi marcada por honras e homenagens, incluindo a troca do posto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, a execução do toque de silêncio em memória dos militares que perderam suas vidas nos campos de batalha italianos, e o desfile da tropa. Para celebrar os 220 anos do Duque de Caxias, uma exposição de material histórico e militares foi organizada durante o final de semana, e no domingo ocorreu apresentação musical das bandas da Escola de Sargentos de Logística e do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda, demonstrações de cães e motocicletas militares do 1º Batalhão de Polícia do Exército e performance da Escola de Equitação do Exército.

A Cerimônia foi presidida pelo General de Exército André Luis NOVAES Miranda, Comandante Militar do Leste (CML), e contou com a presença do General de Exército RICHARD Fernandez Nunes, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); do Major-Brigadeiro José MADUREIRA Junior, Comandante do III COMAR; do General de Brigada Luciano Antonio SIBINEL, Diretor do PHCEx; do Capitão de Mar e Guerra João CANDIDO MARQUES Dias, Chefe do Estado Maior do Comando do 1º Distrito Naval, do Coronel Luciano ALLEVATO Magalhães, Diretor do MNMSGM; representantes da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Veteranos das Forças de Manutenção da Paz da ONU, em Suez-Egito; e da OEA, na República Dominicana (FAIBRÁS), além de autoridades militares e civis.

Estudantes de escolas públicas do Centro Integrado de Educação Pública Presidente Tancredo Neves, Escola Municipal Monte Castelo e Escola Municipal Almirante Barroso prestigiaram o evento, assim como alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, da Escola Naval, da Escola de Sargentos de Logística, e do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Após o encerramento da solenidade, os estudantes receberam livros e revistas da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), e visitaram o Mausoléu do MNMSGM, as exposições de materiais militares e de acervos do Arquivo Histórico do Exército (AHEx).

Ao longo de 63 anos, o MNMSGM tem cumprido sua missão de preservar e divulgar a história da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, promovendo solenidades cívicas e militares em honra aos bravos guerreiros que lutaram nos campos de batalha da Itália. Essas cerimônias não apenas enaltecem o passado heroico, mas também reforçam o compromisso de manter viva a memória e o legado desses valentes soldados para as futuras gerações.

Capa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

20

21

22

registrado em:
Fim do conteúdo da página