Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial Celebra 63 Anos de História e Heroísmo

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2023, 12h59 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 13h00 | Acessos: 447

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 9 de agosto em uma cerimônia militar, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) comemorou seu 63º aniversário de inauguração. Este Espaço Cultural idealizado pelo Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marechal João Baptista de Moraes, e projetado pelos arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho, desempenha uma nobre função: preservar os restos mortais dos militares brasileiros que tombaram em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que mantém viva e compartilha a memória da notável participação do Brasil no maior conflito bélico do século XX.

Durante a cerimônia comemorativa foi posicionado uma corbelha de flores, junto aos jazigos dos militares não identificados. Esse gesto simbólico foi acompanhado pelo toque de silêncio, uma homenagem aos heróis nacionais que sacrificaram suas vidas em nome da democracia e pela liberdade. O evento também incluiu a entrega do Diploma de “Amigo do MNMSGM”, a personalidades civis e militares que desempenharam papéis notáveis em prol do Monumento. Além disso, o lançamento do selo comemorativo aos 80 anos de criação da FEB acrescentou um toque especial à ocasião.

O evento foi presidido pelo General de Exército Veterano Júlio Cesar de ARRUDA, antigo Comandante do Exército; e contou com a participação do General de Divisão Maurílio Miranda Netto RIBEIRO, Vice - Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Brigada Luciano Antônio SIBINEL, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Emerson Alexandre JANUÁRIO Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Veterano Severino de Ramos Bento da PAIXÃO Diretor da Fundação Trompowsky.

A cerimônia foi encerrada com apresentação musical da Banda do 1º Batalhão de Guardas (1ºBG), acompanhados da Banda de Gaitas Brazilian Piper’s. O evento tocante serviu como lembrança viva do sacrífico e bravura daqueles que defendem a pátria, reafirmando o papel crucial do MNMSGM como farol eterno de honra e reconhecimento. A Cobra fumou!

Capa

1

2

3

4

5

6

7

registrado em:
Fim do conteúdo da página