Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro aborda o Patrimônio Imaterial da Instituição

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 14h28 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 14h28 | Acessos: 75

Dando sequência às atividades do XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército (XIV ESCEx), que contou com a presença dos Assessores Culturais dos Comandos Militares de Áreas e de grande parte das Regiões Militares, membros da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e representantes das demais Forças Armadas, para participarem de uma série de palestras que abordaram a ligação da mística militar com o patrimônio imaterial do Exército Brasileiro.

Dentro desse contexto, a comitiva teve oportunidade de visitar a Brigada de Infantaria Paraquedista (BDA INF PQDT), onde foram compartilhados o histórico e as atividades mais relevantes que moldaram os 78 anos da instituição. Ainda, no Auditório do Centro de Instrução Geral Penha Brasil, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Mística Aeroterreste”, que aprofundou nas raízes do patrimônio imaterial da Brigada Paraquedista, explorando suas tradições, rituais e valores intangíveis que desempenham um papel fundamental na construção e no legado dos militares.

Na ocasião, foram realizadas visitas às instalações a diversos simuladores, como o de Salto da Aeronave, Salto Livre, Lançamento Aéreo de Suprimentos DOMPSA, Salto em Massa D’Água, oferecendo aos participantes uma experiência prática e imersiva nas atividades militares. A culminação da visita ocorreu com o comovente “Badernaço”, uma celebração peculiar que envolve uma canção entoada ao som de batidas ritmadas nas mesas. Esse ritual, transmitido ao longo das gerações, é uma representação viva do patrimônio imaterial, que preserva a mística paraquedista.

A comitiva também realizou uma visita técnica na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde puderam verificar de perto a Biblioteca Coronel Ney Paulo Panizzuttio, o Espaço Cultural e a Biblioteca Marechal José Pessoa com o seu majestoso acabamento, inaugurado em 1947, tendo em seu nome a honrosa homenagem ao idealizador da AMAN. O local preserva uma coleção que mescla entra peças tridimensionais, atlas, manuscritos, quadros e cerca de 50 mil livros, dentre os quais se encontram obras raras de relevância histórica para o país.

Encerrando as atividades XIV ESCEx, foram ministrados palestras dos Cursos de Infantaria, Artilharia, Engenharia, Cavalaria, Comunicações, Intendência e Básico. Cada Arma explorou as raízes históricas e os rituais que moldam a identidade militar e faz parte integrante do patrimônio imaterial. Essas palestras enriqueceram a compreensão coletiva da herança intangível do Exército, demonstrando como o patrimônio imaterial se entrelaça com as diversas áreas de atuação da instituição, estimulando ações de preservação realizadas no âmbito da Força Terrestre.

Capa

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

registrado em:
Fim do conteúdo da página