Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Noticias

DPHCEX APOIA QUINTA EDIÇÃO DO MILITUM

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h35 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h36 | Acessos: 109

Incentivar a produção independente do cinema nacional, promover obras audiovisuais e compartilhar conhecimento sobre a História Militar Brasileira são alguns dos objetivos que impulsionam a execução do Festival Militum. Durante os dias 26, 27 e 28 de setembro foi realizada a quinta edição do evento, que mais uma vez contou com o apoio institucional da DPHCEx, e direção e idealização do cineasta Daniel Mata Roque.

O Festival foi realizado nos dois primeiros dias no IGHMB (Auditório Sena Madureira do Clube Militar), e teve seu encerramento, no dia 28, no CEPHiMex, no Museu Militar Conde de Linhares. Nesta edição, o Militum contou com a inscrição de 24 filmes, sendo 17 documentários, seis ficções e uma animação, oriundas de oito estados brasileiros (DF, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), abrangendo quatro regiões, e mais uma parceria internacional com a Suécia.

 

Encerramento no Museu Militar Conde de Linhares

 

O último dia do Festival foi realizado no Museu Militar Conde de Linhares, e contou com a presença do General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico  Cultural do Exército; o General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo; o Presidente do IGHMB; o General Walter Nilton Pina Stoffel, Diretor Executivo da Funceb; o Almirante Matias, Diretor do Patrimônio Histórico da Marinha, além de outras autoridades militares, civis, historiadores e cineasta.

O General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico Cultural do Exército, parabenizou a realização de mais uma edição do Festival.  “A cultura une as três forças. Quero agradecer pela escolha do Museu Conde de Linhares para o encerramento do Militum, a casa é de vocês. Também quero deixar meus parabéns para todos os participantes pela garra e coragem de apresentarem seus trabalhos”, declarou.

O Coronel Cláudio Skora Rosty, pesquisador em História Militar Brasileira pelo CEPHiMEx, foi um dos premiados no evento, pela categoria “Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular”, pela obra “A morte do Frei Orlando”.

A cerimônia de premiação foi emocionante e contemplou importantes produções que fortalecem a divulgação da nossa cultura. É a história militar brasileira contada nas lentes da sétima arte.

Confira abaixo as obras premiadas nesta edição do Festival.

 

APOLLO DE MELHOR ROTEIRO

Soldados de Caxias - O Oficial (DOC - BRA - 32' - 2022), de Enio Puello

APOLLO DE MELHOR FOTOGRAFIA

Colaboração Real - conjunto de 05 episódios (DOC - BRA/SWE - 14' - 2022), de Assessoria Saab Brasil

APOLLO DE MELHOR MONTAGEM

Fumaça 70 anos - Ep. 2 (DOC - BRA - 28' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

APOLLO DE MELHOR DIREÇÃO

Fumaça 70 anos - Ep. 2 (DOC - BRA - 28' - 2022), de João Paulo Moralez e Victor Bilbao

APOLLO FEBIANO,

XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB (DOC - BRA - 18' - 2022), de Guilherme Borges

APOLLO HISTORIADOR

Nas páginas da história do Brasil - Passei um carnaval fora do Brasil (DOC - BRA - 28' - 2023), de Marcelo Gazzaneu

APOLLO SOAMARINO

Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante (DOC - BRA - 60' - 2002), de Marcelo de Paula

APOLLO FEMININO,

Soldados de Caxias - Missões de Paz (DOC - BRA - 29' - 2022), de Bárbara Carvalho

APOLLO DE MELHOR ANIMAÇÃO

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá-SP (DOC - BRA - 3' - 2022), de Élcio Secomandi

APOLLO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO

60 Anos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral - No Ar, os Homens do Mar (DOC - BRA - 25' - 2021), de Marcelo de Paula

APOLLO DE MELHOR FICÇÃO

Famiglia (FIC - BRA - 8' - 2019), de Mario Paiva

APOLLO DE MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR

A morte do Frei Orlando (DOC - BRA - 11' - 2013), de Cláudio Skora Rosty

APOLLO ESPECIAL SESQUICENTENÁRIO DE SANTOS DUMONT

Colaboração Real - conjunto de 05 episódios (DOC - BRA/SWE - 14' - 2022), de Assessoria Saab Brasil

 

Organização

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO).

Também conta com o apoio do Clube Militar, do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.

IMG 0072

IMG 0042

IMG 0013

IMG 0012

IMG 0084

IMG 0032

registrado em:
Fim do conteúdo da página